Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Série de artigos aborda sistematização do uso de preenchedores na cosmiatria

A revista Plastic and Reconstructive Surgery (PRS) publicou na edição de outubro de 2017 a segunda parte de uma série de artigos sobre uso de neurotoxinas e preenchedores na cirurgia plástica. Este segundo artigo, publicado por um grupo de experts em cosmiatria e capitaneados pelo cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio, aborda técnicas e recomendações para o tratamento estético do terço médio da face (conhecido como MD Codes).

Os pesquisadores ratificam a importância do uso dos preenchimentos injetáveis, substituindo o volume perdido pelo envelhecimento facial e sua potencial capacidade de fornecer suporte estrutural. Entretanto, atestam que os neuromoduladores desempenham um papel menor nesta região.

Detalha-se no artigo pontos de perigo (vasculares e nervosos) e todas as relações anatômicas da face necessárias para a realização dos procedimentos de forma eficaz e segura. Há ricas ilustrações sobre volumização dos contornos das regiões malar, pré-auriculares e nasal (dorso e columela).

Leia mais aqui
http://journals.lww.com/plasreconsurg/fulltext/2017/10000/Facial_Assessment_and_Injection_Guide_for.12.aspx