Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo

Evidências sobre os critérios para a escolha de próteses mamárias

Como deve ser a escolha do implante mamário ideal para mamoplastia de aumento? Pesquisadores de universidades norte-americanas e canadenses publicaram na edição de novembro de 2016 do Plastic and Reconstructive Surgery (PRS) uma revisão sistemática de artigos sobre o tema, baseado no fato de existir múltiplas formas de determinar tipo e tamanho de implante.

Como método, os autores separaram os artigos que abordam sistemas de determinação de tamanho do implante em categorias, baseado nos princípios de seleção. Os artigos foram avaliados pelos resultados apresentados e pela metodologia utilizada. Trinta e três diferentes sistemas de análise mamária obedeciam aos critérios de inclusão, porém apenas quatro (12%) reportavam resultados clínicos que poderiam ser comparáveis à literatura ou mesmo aos padrões industriais já publicados.

Os artigos que descrevem sistemas de planejamento baseados em quantidade de tecido mamário e que utilizam diretrizes clínicas para determinar as dimensões ótimas do implante específico para cada paciente foram considerados de maior qualidade metodológica usando o Índice Metodológico para Estudos Não-Randomizados, quando comparados com sistemas de análises “dimensionais”, que enfatizam os desejos do paciente e/ou do cirurgião e também quando comparados aos sistemas que não usaram as medidas das mamas (médias ± DP, 6,0 ± 1,4, 1,4 ± 2,3 e 0,0 ± 0,0, respectivamente).

A conclusão do estudo é que para a escolha do implante ideal no planejamento cirúrgico dos pacientes há atualmente evidência científica apenas nos estudos que se baseiam na qualidade e quantidade de tecido mamário dos pacientes. Esses estudos reportam também menores taxas de reoperação quando comparados a índices já publicados anteriormente na literatura. Ademais, os autores fazem sugestões de como melhorar a metodologia científica nas pesquisas futuras sobre o tema.

Leia a íntegra do artigo:
http://journals.lww.com/plasreconsurg/pages/articleviewer.aspx?year=2016&issue=11000&article=00009&type=abstract